Sessão de Relato de Caso


Código

RC230

Área Técnica

Uveites / AIDS

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Hospital Federal de Bonsucesso

Autores

  • ELOISA GOMES DO ROSARIO MONTEIRO TEIXEIRA (Interesse Comercial: NÃO)
  • IZABELA GOMES COSTA (Interesse Comercial: NÃO)
  • RACHEL SIMÕES CAVALCANTI (Interesse Comercial: NÃO)

Título

NEURORRETINITE POR DOENÇA DA ARRANHADURA DO GATO: RELATO DE CASO.

Objetivo

Relatar caso de Neurorretinite por Doença da Arranhadura do Gato (DAG) em homem de meia idade, sua evolução e tratamento.

Relato do Caso

JCPA, 43 anos, natural do Rio de Janeiro, previamente hígido, refere baixa visual súbita e indolor em olho direito (OD). Nega comorbidades e uso de medicações. Refere criação de gatos. Ao exame: AV: 20/50 20/20. Na biomicroscopia havia leve hiperemia conjuntival e discreta reação de câmara anterior em OD. Reflexo pupilar normal AO. Fundoscopia (FO): OD: disco óptico (DO) com bordas mal definidas, hemorragia e exsudatos em DO, hemorragias intrarretinianas (IR) próximas ao DO e em arcadas superior e inferior, perda de brilho macular. Retina aplicada. Tomografia de Coerência óptica (OCT) complementar em OD: desorganização da retina interna, pontos de hiperreflectividade e espaços cistoides adjacentes. Foram solicitados exames laboratoriais, dos quais positivou a sorologia para Bartonella Henselae (IgG 1:256; IgM 1:20). Foi iniciado o tratamento com Doxiciclina 100mg 12/12h. Após 10 dias, observou-se: AV: 20/25 20/20. Biomicroscopia sem alterações AO. FO: OD: DO com bordas mais definidas e regulares, absorção das hemorragias no DO, presença de poucas hemorragias IR em arcada vascular inferior. Mácula com redução do brilho. Retina aplicada. OCT OD: Reorganização das camadas retinianas, absorção dos cistos. Foi diagnosticado Neurorretinite por DAG e mantido tratamento com Doxiciclina por 30 dias.

Conclusão

A neurorretinite por DAG é causada pela B. Henselae, a qual é transmitida através da arranhadura de gatos infectados. Pode apresentar sintomas sistêmicos como linfadenomegalia e febre, e reação local na área da lesão. O envolvimento ocular ocorre em 5 a 10% dos casos, sendo a neurorretinite a manifestação clássica. A Neurorretinite por DAG tem como principais diagnósticos diferenciais a toxoplasmose e a sífilis. É importante a solicitação de sorologias para confirmação diagnóstica e início precoce do tratamento, como foi realizado no paciente do caso relatado, o qual teve melhora significativa do quadro clínico.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transporte Terrestre

Transporte Terrestre

Agência de Viagens

Agência de Viagens

Mídia de Apoio

Agência de Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Diamante

Genom

Patrocinador Prata

Alcon
Essilor
Johnson & Johnson
Latinofarma

Patrocinador Bronze

Adapt
Apramed
Bausch+Lomb
BVI Brasil
Zeiss

Apoio

Unimed Natal

65º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

21 a 23 de outubro de 2021 | Natal/RN