Sessão de Relato de Caso


Código

RC116

Área Técnica

Oncologia Ocular

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Instituto de Oftalmologia de Manaus

Autores

  • GABRIELA MOUSSE DE CARVALHO (Interesse Comercial: NÃO)
  • DHIELLY SANTOS VITERBINO (Interesse Comercial: NÃO)
  • ALEXIA TEIXEIRA CALDAS (Interesse Comercial: NÃO)

Título

METASTASE ORBITARIA SECUNDARIA A CARCINOMA LOBULAR INVASIVO DA MAMA - RELATO DE CASO

Objetivo

Relatamos o caso de uma paciente de 62 anos de idade que desenvolveu, durante seu tratamento para câncer de mama,metástase orbitária significativa secundária a carcinoma lobular invasivo.

Relato do Caso

Paciente,62 anos,diabética e hipertensa,foi submetida a mastectomia radical + quimioterapia e radioterapia adjuvante à esquerda em 2006 , mastectomia radical com esvaziamento axilar a direita em 2018 por carcinoma lobular invasivo de mama e gastrectomia subtotal em 2015.Há um ano evoluiu com surgimento de inúmeros nódulos subcutâneos dolorosos,palpáveis e sem sinais flogísticos em região dorsal,axilar direita e occipital, evoluindo nos últimos 6 meses com diplopia e exoftalmia em OD. Apresenta AVc/c em OD MM e OE 20/30, com limitação da abdução e associado a leve proptose em OD, catarata bilateral e FO sem alterações. À Ressonância (RNM) observa-se massa não encapsulada posterior ao globo ocular e infiltração dos tecidos orbitais adjacentes sendo indistinguível do músculo reto lateral. Procedeu-se com a biópsia direta cirúrgica no qual foram coletados dois fragmentos,um mais central a massa e outro adjacente à musculatura,com resultado histopatológico evidenciando carcinoma moderadamente diferenciado com infiltração da musculatura da órbita.Após diagnóstico do histopatológico, optou-se por abordagem multidisciplinar,sendo iniciado radioterapia local nas lesões em dorso e região occipital associado a quimioterapia adjuvante concomitante ao tratamento das comorbidades e acompanhamento oftalmológico trimestral.

Conclusão

O carcinoma de mama é a primeira causa de metástase orbitária. Opta-se pelo tratamento multidisciplinar a fim de garantir sobrevida ao paciente. A cirurgia de enucleação, não costuma ser recomendada pois não é curativa e relaciona-se à alta morbidade ocular, no entanto, esses procedimentos podem ser usados em casos que envolvem dor ocular intratável.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transporte Terrestre

Transporte Terrestre

Agência de Viagens

Agência de Viagens

Mídia de Apoio

Agência de Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Diamante

Genom

Patrocinador Prata

Alcon
Essilor
Johnson & Johnson
Latinofarma

Patrocinador Bronze

Adapt
Apramed
Bausch+Lomb
BVI Brasil
Zeiss

Apoio

Unimed Natal

65º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

21 a 23 de outubro de 2021 | Natal/RN