Sessão de Relato de Caso


Código

RC043

Área Técnica

Estrabismo

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Hospital de Olhos do Paraná

Autores

  • BARBARA STOFEL VENTORIN (Interesse Comercial: NÃO)
  • Luisa Moreira Höpker (Interesse Comercial: NÃO)

Título

RESULTADOS CIRURGICOS DA RECESSAO DO RETO INFERIOR EM DOIS MEMBROS DA FAMILIA COM FIBROSE CONGENITA DOS MUSCULOS EXTRAOCULARES

Objetivo

Relatar dois casos de CFEOM, um pai e um filho, que tiveram resultados cirúrgicos diferentes após a recessão do reto inferior.

Relato do Caso

Homem 31 anos, com história de estrabismo e ptose em ambos os olhos desde a infância. No exame de MOE com os óculos tinham esotropia 35PD com hipotropia direita 12PD para longe e perto. As versões eram restritas em upgaze. Ele tinha uma postura de cabeça anormal (AHP) com um elevação do queixo de 25 ° e ptose bilateral, sendo pior no OE. Um diagnóstico de CFEOM tipo 1 foi feito com base nas características clínicas. Cirurgia de recessão do reto medial de 6 mm na DO, recessão do reto inferior de 4 mm em OD, e recessão do reto inferior de 5,5 mm em OS foi realizada. Após a cirurgia, o paciente foi ortotropico com óculos, com melhora do AHP. Criança, 2 anos, sexo masculino, filho do caso 1, apresentou quadro AHP semelhante a seu pai. No exame oftalmológico, a AV fixação central, estável e mantida em ambos os olhos. Ortotropico em posição primária do olhar , com uma AHP com elevação do queixo de 20 °. Apresentava esotropia 15PD quando tentava olhar para cima . As versões eram completamente restritas no upgaze, sem restrições em ambos os olhos na levo e dextroversão. Um diagnóstico de CFEOM tipo 1 foi feito. Foi Realizada cirurgia de recessão do reto inferior de 6 mm em ambos os olhos. No primeiro dia de pós-operatório, o paciente apresentou exotropia 40PD, no sétimo dia apresentava exotropia 50PD e adução limitada. Ressonância magnética foi realizada, mostrando aumento do reto inferior, reto superior hipoplasico, e nenhuma mudança notável no RM e RL de AO. Uma recessão de 8,5mm de reto lateral AO foi realizada. O paciente apresentou exotropia 15PD. Após 6 meses, a ressecção do reto medial OE foi realizado, após o qual o paciente apresentou exotropia de 5PD.

Conclusão

O pai obteve excelente alinhamento para sua AHP, porém o filho apresentou uma grande exotropia inesperada. Relatar e discutir as técnicas e resultados cirúrgicos ajudará a ampliar o conhecimento e implicará em um melhor atendimento a esses pacientes.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transporte Terrestre

Transporte Terrestre

Agência de Viagens

Agência de Viagens

Mídia de Apoio

Agência de Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Diamante

Genom

Patrocinador Prata

Alcon
Essilor
Johnson & Johnson
Latinofarma

Patrocinador Bronze

Adapt
Apramed
Bausch+Lomb
BVI Brasil
Zeiss

Apoio

Unimed Natal

65º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

21 a 23 de outubro de 2021 | Natal/RN