Sessão de Relato de Caso


Código

RC008

Área Técnica

Cirurgia Refrativa

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: CBHO CENTRO BELORIZONTINO DE OFTALMOLOGIA

Autores

  • DANIEL BARRETO ANDRADE (Interesse Comercial: NÃO)
  • Alice Purri Coelho e Sousa (Interesse Comercial: NÃO)
  • Gustavo Coelho Lopes (Interesse Comercial: NÃO)

Título

COMO A HARMONIZACAO FACIAL PODE ATRAPALHAR O POS OPERATORIO DA CIRURGIA REFRATIVA? - ETIP

Objetivo

Relatar caso de paciente que realizou cirurgia refrativa e apresentou complicação dermatológica após preenchimento com ácido hialurônico gerando sintomas oculares e confusão no diagnóstico

Relato do Caso

Paciente do sexo feminino, 30 anos, realizou cirurgia refrativa pela técnica PRK no dia 05/03/2021. 1DPO apresentava córnea com reeptelizacao esperada, sem anormalidade. Retorna no 15DPO queixando complicação da cirurgia, com edema palpebral importante a direita e hiperemia ocular. Não apresentava reação de câmara anterior ou alterações corneanas. Relatou que cerca de 10 dias ( 5 DIAS APOS CIRURGIA) havia realizado procedimento de preenchimento da região periorbitária com ácido hialurônico, sem intercorrências. Prescrito colírio com corticoide, evoluiu com melhora completa do quadro em 1 dia. No 22DPO, paciente evoluiu novamente com edema bipalpebral e sinais flogísticos intensos. Ao exame oftalmológico, apresentou hiperemia conjuntival e reação de camara anterior AO. Em colaboração com a dermatologia, foi suspeito diagnóstico de ETIP - edema tardio intermitente persistente e realizado corticoterapia, com melhora do quadro.

Conclusão

A ETIP é uma reação adversa tardia rara ao preenchimento de ácido hialurônico. Com o aumento do número de pacientes realizando tal procedimento, principalmente na região periocular, é importante que estejamos atentos para esse diagnóstico diferencial. Os principais sintomas são edema, dor e hiperemia nas regiões adjacentes ao local do preenchimento, que podem ocorrer até vários meses após a aplicação. Normalmente, há um gatilho infeccioso associado ao evento. O quadro costuma se resolver espontaneamente em 24 a 48h, mas pode ser utilizado tratamento anti-inflamatório com corticoide ou AINES.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transporte Terrestre

Transporte Terrestre

Agência de Viagens

Agência de Viagens

Mídia de Apoio

Agência de Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Diamante

Genom

Patrocinador Prata

Alcon
Essilor
Johnson & Johnson
Latinofarma

Patrocinador Bronze

Adapt
Apramed
Bausch+Lomb
BVI Brasil
Zeiss

Apoio

Unimed Natal

65º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

21 a 23 de outubro de 2021 | Natal/RN