Sessão de Relato de Caso


Código

RC062

Área Técnica

Lente de Contato

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Instituto de Oftalmologia Ivo Corrêa-Meyer

Autores

  • TATIANA SIVIERO (Interesse Comercial: NÃO)
  • Guilherme Simoni de Jesus (Interesse Comercial: NÃO)
  • Carina Colossi (Interesse Comercial: NÃO)

Título

LENTE DE CONTATO EM PACIENTE COM DALTONISMO: RELATO DE CASO

Objetivo

OBJETIVO: Apresentar o caso de um paciente com deficiência na percepção das cores, com dificuldades para exercer sua função profissional; e que após a adaptação de lente de contato (LC) para daltonismo, melhorou seu desempenho no teste de Ishihara.

Relato do Caso

RELATO DO CASO: Paciente masculino, pardo, 33 anos, procurou atendimento por obstáculos em seu cotidiano como designer gráfico devido à limitação na identificação das cores. Referiu dificuldades desde a infância em ambos os olhos (AO), com diagnóstico de daltonismo vermelho-verde. História familiar positiva para a condição. Negou antecedentes patológicos. Ao exame, acuidade visual (AV) sem correção de 20/20 AO, PIO 15 mmHg AO, biomicroscopia e fundoscopia com achados compatíveis com a normalidade. Foi aplicado o teste de cores de Ishihara com 24 pranchas, e o paciente obteve um único acerto. Com o intuito de melhorar a percepção das cores, foi adaptada em AO uma LC Optycolor para daltonismo, com pigmentação especial na cor vermelha, curvatura de 8,5 milímetros (mm), plana, e diâmetro de 14,20 mm. Após estabilização da LC, foi repetido o teste de cores, sendo que desta vez, o número de acertos foi de 24 pranchas. Feito o pedido da LC e o paciente saiu bastante satisfeito com os resultados obtidos.

Conclusão

CONCLUSÃO: A deficiência vermelho-verde é a forma mais comum de daltonismo (95% dos casos); e afeta até 8% da população masculina. Assim, é de extrema importância a atenção que deve ser dada a esses pacientes, uma vez que sua limitação traz prejuízos sociais e profissionais. O teste de Ishihara é utilizado na investigação de defeitos congênitos, e melhora significativa no resultado foi evidenciada com o uso da LC para daltonismo. Ainda são escassos os dados na literatura sobre LC tingidas, no entanto, trazem resultados promissores, demonstrando melhora no reconhecimento das cores e no contraste, sendo assim, uma grande alternativa para o enriquecimento da qualidade de vida desses pacientes.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transporte Terrestre

Transporte Terrestre

Agência de Viagens

Agência de Viagens

Mídia de Apoio

Agência de Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Diamante

Genom

Patrocinador Prata

Alcon
Essilor
Johnson & Johnson
Latinofarma

Patrocinador Bronze

Adapt
Apramed
Bausch+Lomb
BVI Brasil
Zeiss

Apoio

Unimed Natal

65º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

21 a 23 de outubro de 2021 | Natal/RN