Sessão de Relato de Caso


Código

RC094

Área Técnica

Oculoplástica

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Instituto de Olhos Ciências Médicas

Autores

  • AMANDA CAMPOS FRANCO (Interesse Comercial: NÃO)
  • Laura Silva Reis (Interesse Comercial: NÃO)
  • Carolina Miranda Hannas (Interesse Comercial: NÃO)

Título

CARCINOMA ESPINOCELULAR CONJUNTIVAL AGRESSIVO EM PACIENTE IMUNOSSUPRIMIDA.

Objetivo

Relatar caso de carcinoma espinocelular (CEC) de crescimento rápido e não responsivo à exérese e à quimioterapia tópica.

Relato do Caso

Feminina, 51 anos, transplantada renal em uso de ciclosporina, encaminhada à plástica ocular por tumoração em conjuntiva inferior de olho esquerdo (OE), com crescimento rápido e progressivo. Realizada biópsia excisional de urgência, a análise anatomopatológica revelou CEC invasor de conjuntiva com margem comprometida e foi iniciado tratamento tópico com interferon alfa 2 B 1000000 unidades 6/6 horas. Após um mês de uso correto e contínuo do interferon, paciente retorna com recidiva do quadro. Foi realizada nova biópsia excisional e solicitada biomicroscopia ultrassônica (UBM), que descartou invasão escleral. A tomografia de crânio e órbitas foi solicitada com urgência, mas devido ao transplante renal, não foi realizado de imediato. O interferon foi mantido e a paciente manteve acompanhamento quinzenal em nosso ambulatório. Após 1 mês, houve recorrência da lesão em região temporal inferior. Optou-se, então, pelo tratamento com mitomicina 0,04% de 6/6 horas, contínuo durante 14 dias e intervalo de 14 dias. Após 2 ciclos de mitomicina, observou-se estabilização no crescimento do tumor, porém com linfonodomegalia pré-auricular à esquerda palpável. Nova UBM foi realizada, sem invasão corneana ou escleral. A tomografia de crânio e órbitas, no entanto, revelou acometimento do músculo reto inferior à esquerda. Paciente foi encaminhada para comissão de oncologia pela forte suspeita de metástase e acometimento de parótida. Após 5 meses da primeira consulta no departamento de plástica, paciente segue em acompanhamento quinzenal, aguardando os resultados da TC de pescoço e cirurgia de esvaziamento linfonodal da cadeia cervical para estadiamento.

Conclusão

Sabe-se que o CEC pode ser mais agressivo e invasivo em pacientes imunossuprimidos, muitas vezes exigindo uma terapia de enucleação ou exenteração do olho acometido.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transporte Terrestre

Transporte Terrestre

Agência de Viagens

Agência de Viagens

Mídia de Apoio

Agência de Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Diamante

Genom

Patrocinador Prata

Alcon
Essilor
Johnson & Johnson
Latinofarma

Patrocinador Bronze

Adapt
Apramed
Bausch+Lomb
BVI Brasil
Zeiss

Apoio

Unimed Natal

65º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

21 a 23 de outubro de 2021 | Natal/RN