Sessão de Relato de Caso


Código

RC235

Área Técnica

Uveites / AIDS

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Centro de Estudos e Pesquisa Oculistas Associados (CEPOA)

Autores

  • MARLON MIGUEL BIANCHI DE LIMA (Interesse Comercial: NÃO)
  • PRISCILA GONÇALVES VILLAS BOAS (Interesse Comercial: NÃO)
  • FRANCISCO ASSIS DE ANDRADE (Interesse Comercial: NÃO)

Título

RITUXIMABE COM METOTREXATO NO TRATAMENTO DA ESCLEROUVEITE SEVERA E PUK BILATERAIS NA ARTRITE REUMATOIDE

Objetivo

Relato de caso de Esclerouveite severa e PUK bilaterais em uma paciente com Artrite Reumatoide, tratada com Rituximabe e Metotrexato, atingindo a remissão ocular e sistêmica completas.

Relato do Caso

Paciente AGD, 62 anos, feminina, residente em Duque de Caxias, foi admitida na Emergência com baixa acuidade visual (BAV) e dor no olho esquerdo (OE). Portadora de Artrite Reumatoide (AR), Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) e Síndrome de Sjögren (SS) em uso de PDN oral 5mg/dia e Hidroxicloroquina 400mg/dia. Ao exame: AV – OD: 20/70, OE: 20/400, Bio - OD: Catarata, OE: Catarata + PUK inferior e superior + esclerite difusa. PIO: OD: 16 e OE: 23mmHg. FO: Opacidade de meios dificultou o exame. Prescritos midriáticos, AINE e antiglaucomatoso com encaminhamento ao Reumatologista. Após 2 semanas e uso de PDN (1mg/kg/dia), apresentava-se sem melhora da AV, mantendo Esclerite e PUK no OE e com o mesmo quadro no OD. Realizada Retinoangiografia com Fluoresceína, OCT e USG que não revelaram atividade em pólo posterior. Mantida a PDN oral e sugerido ajuste na imunossupressão sistêmica. Associado Metotrexato (2,5mg/kg/semana) e em 2 semanas encontrava-se com piora da dor, BAV (OE: movimento de mãos), Bio: AO - PUK e Esclerouveite anterior severas. O USG do OE revelou descolamento retiniano seroso. Realizada Pulsoterapia com corticoide endovenoso e, após consenso entre especialistas, iniciou-se Terapia Biológica. É preconizado para casos graves, o Rituximabe, e 1 mês após, observou-se a remissão completa do quadro ocular e sistêmico com manutenção do Metotrexato (2,5mg/kg/semana) + Hidroxicloroquina 400mg/dia.

Conclusão

Esse caso, reafirma que a interrelação foi fundamental para a condução do tratamento mais adequado e , principalmente em casos graves com risco potencial de complicações irreversíveis, assim como, no controle bilateral da eclerouveíte severa e da PUK, além das manifestações sistêmicas da Artrite Reumatoide.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transporte Terrestre

Transporte Terrestre

Agência de Viagens

Agência de Viagens

Mídia de Apoio

Agência de Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Diamante

Genom

Patrocinador Prata

Alcon
Essilor
Johnson & Johnson
Latinofarma

Patrocinador Bronze

Adapt
Apramed
Bausch+Lomb
BVI Brasil
Zeiss

Apoio

Unimed Natal

65º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

21 a 23 de outubro de 2021 | Natal/RN