Sessão de Relato de Caso


Código

P17

Área Técnica

Educação Médica

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte - (UFRN)

Autores

  • MARIA LUISA DE OLIVEIRA HIGINO (Interesse Comercial: NÃO)
  • Julia de Andrade Paiva (Interesse Comercial: NÃO)
  • Thaís Barros Felippe Jabour (Interesse Comercial: NÃO)
  • Ana Beatriz Silva Mafaldo (Interesse Comercial: NÃO)
  • André Miller de Melo Henrique (Interesse Comercial: NÃO)
  • Alexandre Henrique Bezerra Gomes (Interesse Comercial: NÃO)

Título

EYESCHOOL: ENXERGANDO MELHOR O FUTURO

Objetivo

Objetivou-se relatar uma ação social realizada pelos estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), promovendo a avaliação oftalmológica em crianças nunca antes avaliadas por especialista; identificar e intervir em erros refrativos; capacitar os discentes para a avaliação oftalmológica de triagem.

Método

A primeira etapa da ação foi o treinamento dos médicos e acadêmicos, conduzido pelos oftalmologistas professores da UFRN e monitores de Oftalmologia, capacitando de forma teórica e prática a triagem oftalmológica por meio da tabela de Snellen. Em sequência, ocorreu uma triagem com a tabela de Snellen dos alunos com autorização prévia de pais ou responsáveis, pois eram menores de 12 anos. Assim, selecionaram-se crianças com acuidade visual (AV) ≤ 0,7 em um dos olhos; diferença ≥ 2 linhas entre os dois olhos; queixas visuais ou sinais externos indicadores de alterações oculares (hiperemia, lesões oculares, desvio ocular). Na terceira etapa, realizou-se o teste da AV, avaliação da motilidade ocular extrínseca, biomicroscopia, exame refracional objetivo e subjetivo sob cicloplegia e fundoscopia conduzida pelos oftalmologistas, prescrevendo óculos com grau correspondente. Na etapa final, entregaram-se os óculos aos diagnosticados com erros refrativos.

Resultado

Possibilitou-se capacitar futuros médicos acerca da realização de testes de triagem oftalmológicos, aprimorar relações pessoais e de trabalho em equipe em prol da prevenção em saúde da população vulnerável, bem como treinar os monitores em habilidades de ensino. Ademais, ao identificar-se erros refrativos nos escolares, garantiu-se assim o acesso universal à saúde.

Conclusão

A cooperação entre os membros propiciou aos escolares avaliação oftalmológica e a aquisição de lentes corretivas, impactando na qualidade de vida dos alunos. Aos discentes, a ação promoveu um campo teórico e prático de aprendizado em oftalmologia.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transporte Terrestre

Transporte Terrestre

Agência de Viagens

Agência de Viagens

Mídia de Apoio

Agência de Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Diamante

Genom

Patrocinador Prata

Alcon
Essilor
Johnson & Johnson
Latinofarma

Patrocinador Bronze

Adapt
Apramed
Bausch+Lomb
BVI Brasil
Zeiss

Apoio

Unimed Natal

65º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

21 a 23 de outubro de 2021 | Natal/RN