Sessão de Relato de Caso


Código

RC056

Área Técnica

Glaucoma

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Instituto de Previdência Servidores de MG (IPSEMG)

Autores

  • GUSTAVO MOREIRA MADEIRA (Interesse Comercial: NÃO)
  • DANIEL FULGÊNCIO DE MOURA (Interesse Comercial: NÃO)
  • PRISCILLA OLÍVIA DA COSTA SILVEIRA (Interesse Comercial: NÃO)

Título

SINDROME UVEITE-GLAUCOMA-HIFEMA (S. UGH) EM OLHO PSEUDOFACICO COM DIAGNOSTICO PREVIO DE SINDROME DE POSNER-SCHLOSSMAN

Objetivo

Relatar caso de S. UGH após facoemulsificação e implante de LIO 3 peças em paciente com diagnóstico prévio de Síndrome de Posner-Schlossman.

Relato do Caso

MQP, feminino, 72 anos, diagnóstico de glaucoma há mais de 10 anos. Mãe e irmãos com glaucoma. Bom controle, até a facoemulsificação em ambos os olhos (AO) há cerca de 10 anos, quando o olho direito (OD) passou a progredir de forma mais acentuada. Segundo prontuário, a paciente tinha diagnóstico de Síndrome de Posner-Schlossman e usava prednisona tópica quando apresentava episódios de dor e hiperemia em OD. Várias vezes, compareceu ao serviço durante os episódios, com RCA que variava de 2-3+, injeção ciliar e PIO de 22-34. Admitida no ambulatório de glaucoma em dez/2020, em uso de dorzolamida de 12/12h em AO. Apresentava AV corrigida de 20/60 em OD e 20/20 OE. Biomicroscopia de OD: olho calmo, RCA 2+/4+, sem pKs, iridectomia temporal superior, pseudofacia com LIO de 3 peças no sulco, cápsula posterior rota. Fez uso de prednisona tópica durante 7 dias por conta própria. PIO de 24mmHg. Fundoscopia de OD com opacidade vítrea 1+/4+ e condensações esbranquiçadas em vítreo inferior. CDPO variando entre 12-16 em AO. Perimetria de OD com diminuição difusa de sensibilidade e escotoma nasal inferior. OE sem alterações. Retinografia com E/D de 0.8 em OD com notch superior e inferior e de 0.7 em OE. Paquimetria 505/510. Questionou-se o diagnóstico de S. UGH e suspeitou-se de S. UGH devido ao mau posicionamento da LIO, sendo solicitados OCT, Eco-B e UBM. Retornou com os exames de OD: OCT com MER grau I. Eco-B com opacidades vítreas, podendo corresponder a conteúdo inflamatório ou hemorrágico. UBM com LIO bem centrada, alças em íntimo contato com os corpos ciliares superior e inferior. Sulcos amplos. Comprimento axial: 26.02mm.

Conclusão

A irritação mecânica do corpo ciliar e íris, decorrentes do mau posicionamento da LIO, gera a S. UGH. O caso mostra que a síndrome pode ocorrer também com LIO de 3 peças no sulco, e ressalta a importância de revisar diagnósticos anteriores para o melhor tratamento ao paciente.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transporte Terrestre

Transporte Terrestre

Agência de Viagens

Agência de Viagens

Mídia de Apoio

Agência de Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Diamante

Genom

Patrocinador Prata

Alcon
Essilor
Johnson & Johnson
Latinofarma

Patrocinador Bronze

Adapt
Apramed
Bausch+Lomb
BVI Brasil
Zeiss

Apoio

Unimed Natal

65º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

21 a 23 de outubro de 2021 | Natal/RN