Sessão de Relato de Caso


Código

RC225

Área Técnica

Uveites / AIDS

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Hospital Oftalmológico Visão Laser

Autores

  • CELSO BUSNELO MORENO (Interesse Comercial: NÃO)
  • Marcello Novoa Colombo Barboza (Interesse Comercial: NÃO)
  • Marta Fabiane Gouvêa Barioni (Interesse Comercial: NÃO)

Título

EDEMA MACULAR POR SARCOIDOSE EM REGRESSAO COM IMPLANTE DE DEXAMETASONA INTRAVITREA E PIORA APOS CIRURGIA PRECOCE DE CATARATA.

Objetivo

Relatar um caso de uveíte intermediária por Sarcoidose em tratamento com implante de dexametasona intravítrea e piora após cirurgia de catarata precoce.

Relato do Caso

Masculino, 38 anos, branco, motorista. Queixa: embaçamento em ambos os olhos (AO) após cirurgia de catarata há 4 meses em outro serviço. Antecedente Oftalmológico: tratamento de uveíte por Sarcoidose com dexametasona intravítrea em olho esquerdo (OE) há 9 meses e olho direito (OD) há 7 meses e com má adesão ao tratamento com uso irregular do corticoide sistêmico, previamente prescrito, assim como faltas nos retornos em nossos serviço. Ao exame: Acuidade Visual sem correção: 20/100 e 20/80; Pressão intraocular: 10 e 15 mmHg; Biomicroscopia: OD com precipitados ceráticos (pks) finos, reação de câmara anterior (RCA) +2, pseudofácico e células vítreas +3 e OE com pks finos, RCA traços, pseudofácico e células vítreas +2; Mapeamento de retina: AO opacidade vítrea, retina aplicada, diminuição do brilho macular e apagamento da depressão foveal por edema macular; Angiofluoresceinografia: AO vazamento macular. Exames: sorologias negativas, teste tuberculínico com derivado proteico purificado zero mm e Tomografia computadorizada de tórax: linfonodos, granulomas residuais, sinal doença inflamatória\infecciosa. Foi feita hipótese de reativação da sarcoidose sendo indicado nova injeção de dexametasona intravitrea em AO.

Conclusão

No relato, o paciente estava em tratamento do edema macular secundário a uveíte intermediária por sarcoidose com injeção intravítrea de dexametasona, porém realizou cirurgia de catarata, ainda sem o controle da inflamação ocular. Portanto, nota-se a importância da adesão ao tratamento e a administração das injeções de dexametasona intravítrea. Observando-se, também a necessidade de indicação cirúrgica com a doença controlada e sem novos episódios de uveíte por pelo menos 3 meses para melhores resultados pós cirurgia.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transporte Terrestre

Transporte Terrestre

Agência de Viagens

Agência de Viagens

Mídia de Apoio

Agência de Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Diamante

Genom

Patrocinador Prata

Alcon
Essilor
Johnson & Johnson
Latinofarma

Patrocinador Bronze

Adapt
Apramed
Bausch+Lomb
BVI Brasil
Zeiss

Apoio

Unimed Natal

65º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

21 a 23 de outubro de 2021 | Natal/RN