Sessão de Relato de Caso


Código

RC064

Área Técnica

Neuroftalmologia

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Instituto de Oftalmologia Ivo Corrêa-Meyer

Autores

  • RAFAELA CARLINI ANGONESE (Interesse Comercial: NÃO)
  • PEDRO HENRIQUE SIRTORI (Interesse Comercial: NÃO)
  • CAROLINA DA SILVA MENGUE (Interesse Comercial: NÃO)

Título

ACHADO OFTALMOLOGICO COMO FERRAMENTA NO DIAGNOSTICO DE LESOES EM SEIO CAVERNOSO: UM RELATO DE CASO

Objetivo

Discorrer sobre a importância da avaliação oftalmológica como auxílio no diagnóstico de lesões do seio cavernoso em uma paciente jovem.

Relato do Caso

Paciente feminina, 26 anos, procurou a emergência oftalmológica com queixa de ptose palpebral em olho esquerdo associada a cefaleia em hemicrânio esquerda há 3 meses. Portadora de HIV em uso de terapia antirretroviral e história prévia de neurotoxoplasmose. Ao exame oftalmológico, olho direito sem alterações. Olho esquerdo com ptose palpebral, limitação completa de todos os movimentos oculares e midríase média fixa. À fundoscopia, nervo óptico de bordos nítidos, corado, escavação 0,5, ausência de lesões de retinocoroidite, sem vitreíte, retina aplicada 360°. Paciente encaminhada à emergência clínica com vistas a realização de avaliação neurológica e neuroimagem. Tomografia computadorizada de crânio inicial sem novas informações dignas de nota. Ressonância magnética posterior evidenciou massa expansiva acometendo principalmente o seio cavernoso esquerdo, se estendendo para o forame oval e redondo e fissura orbitária superior. Tais achados levantaram as hipóteses diagnósticas de linfoma ou Schwannoma. Segue em acompanhamento com equipe de neurocirurgia.

Conclusão

Casos como o da paciente acima são originados quando há acometimento das estruturas compreendidas no seio cavernoso (III, IV, V e VI nervos cranianos e porção intracavernosa da artéria carótida interna) ou a principal estrutura na sua adjacência, a hipófise. Tais alterações podem gerar sinais clínicos motores e/ou sensoriais, a depender da estrutura que está sendo lesada. Os métodos diagnósticos que melhor avaliam estas doenças, além do exame físico oftalmológico, são a tomografia computadorizada e a ressonância magnética. O caso referido é uma ilustração de como a unidade da oftalmologia e radiologia é ferramenta efetiva no diagnóstico e tratamento de doenças do seio cavernoso.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transporte Terrestre

Transporte Terrestre

Agência de Viagens

Agência de Viagens

Mídia de Apoio

Agência de Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Diamante

Genom

Patrocinador Prata

Alcon
Essilor
Johnson & Johnson
Latinofarma

Patrocinador Bronze

Adapt
Apramed
Bausch+Lomb
BVI Brasil
Zeiss

Apoio

Unimed Natal

65º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

21 a 23 de outubro de 2021 | Natal/RN