Sessão de Relato de Caso


Código

P07

Área Técnica

Catarata

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Autores

  • NEILZO NUNES OLIVEIRA (Interesse Comercial: NÃO)
  • NAYARA GOMES NUNES OLIVEIRA (Interesse Comercial: NÃO)
  • DARLENE MARA DOS SANTOS TAVARES (Interesse Comercial: NÃO)

Título

USO DA MODELAGEM DE EQUAÇOES ESTRUTURAIS NA COMPREENSAO DA INCAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS COM CATARATA AUTORREFERIDA

Objetivo

Verificar as associações diretas e indiretas entre variáveis sociodemográficas, biopsicossociais e comportamentais com a incapacidade funcional de idosos com catarata autorreferida.

Método

Estudo transversal realizado entre 260 idosos com catarata autorreferida e residentes na área urbana de uma Microrregião de Saúde de Minas Gerais. Os dados foram coletados nos domicílios mediante a aplicação de instrumentos validados no Brasil. Procedeu-se a análise de trajetórias (p<0,05). O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos.

Resultado

O declínio funcional ocorreu de forma hierárquica. O pior desempenho físico associou-se diretamente à maior incapacidade funcional para as atividades básicas (p=0,003), instrumentais (p<0,001) e avançadas (p=0,003) da vida diária. A inatividade física esteve associada diretamente à maior incapacidade funcional para as atividades instrumentais (p<0,001) e avançadas (p<0,001). A menor escolaridade (p=0,020), o maior número de sintomas depressivos (p<0,001) e o menor escore de apoio social (p<0,001) associaram-se diretamente à maior incapacidade funcional para as atividades avançadas, tal como a maior idade (p=0,001) para as instrumentais. Também se observaram associações indiretas entre o sexo feminino e a maior incapacidade funcional para as três atividades da vida diária mediadas pelo pior desempenho físico.

Conclusão

Os idosos com catarata autorreferida apresentaram comprometimento da capacidade funcional relacionado à idade mais avançada, à baixa escolaridade, ao pior desempenho físico, à inatividade física, à presença de sintomas depressivos e ao menor nível de apoio social. Os achados contribuem para a atenção à saúde do idoso com catarata, visto que evidenciaram as variáveis associadas direta e indiretamente à incapacidade funcional, aspectos ainda não descritos na literatura científica.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transporte Terrestre

Transporte Terrestre

Agência de Viagens

Agência de Viagens

Mídia de Apoio

Agência de Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Diamante

Genom

Patrocinador Prata

Alcon
Essilor
Johnson & Johnson
Latinofarma

Patrocinador Bronze

Adapt
Apramed
Bausch+Lomb
BVI Brasil
Zeiss

Apoio

Unimed Natal

65º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

21 a 23 de outubro de 2021 | Natal/RN