Sessão de Relato de Caso


Código

RC127

Área Técnica

Órbita

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Hospital Evangélico de Belo Horizonte

Autores

  • IGOR DE ANDRADE CARDOSO OLIVEIRA (Interesse Comercial: NÃO)
  • GIOVANNA VIEIRA MOREIRA (Interesse Comercial: NÃO)
  • RAFAEL LEITE DE OLIVEIRA (Interesse Comercial: NÃO)

Título

SINDROME DE CROUZON: RELATO DE CASO - CROUZON SYNDROME: CASE REPORT

Objetivo

A Síndrome de Crouzon ou disostose crânio-facial tipo I é uma craniossinostose resultante do fechamento precoce bilateral da sutura coronal e por vezes da sagital. É a mais comum das craniossinostoses, acometendo 1 a cada 50.000 pessoas. Possui herança autossômica dominante com alta penetrância, por meio da mutação no gene FGRF 2. Dentre as principais características da doença se tem hipertelorismo, órbita rasa e consequente proptose. Das complicações inerentes à anatomia orbitária dismórfica temos exorbitismo, estrabismo e até neuropatia óptica secundária. Alterações auditivas, respiratórias, digestivas, cardíacas e psiquiátricas também estão associadas. Visando enfatizar a importância do tratamento multidisciplinar precoce frente a significativa melhora do quadro ocular, apresentamos um relato de caso clássico com desfecho satisfatório.

Relato do Caso

Paciente KEHS, 10 anos, sexo masculino, em acompanhamento devido a acometimentos oftalmológicos da Síndrome de Crouzon. Apresenta ao exame: acuidade visual 1,0/1,0 com correção (OD: +2,00 -0,50 x 160º e OE: +2,50 -2,00 x 145º), ao cover test: exotropia, hipertropia de D/E. Exoftalmometria indica exoftalmia importante (Luedde: 24mm/26mm), PIO: 12/14, biomicroscopia sem lesões corneanas, fundoscopia e mapeamento de retina apresentando nervo óptico normal, retina aplicada, mácula livre, e periferia sem degenerações ou alterações. Em Tomografia Computadorizada evidencia-se órbita rasa, proptose ocular bilateral e sinais de manipulação em osso frontal (cirurgia de avanço fronto-orbital em 2014) por sinostose coronal bilateral.

Conclusão

É de suma importância um tratamento precoce e multidisciplinar nesta síndrome, uma vez que observamos grandes benefícios como no caso em foco. Por se tratar de uma doença rara com acometimento de diversas estruturas e aparelhos e tamanha complexidade de lesões, é notável o bom resultado atingido até o momento, a despeito das dificuldades inerentes. Com isso, desejamos reiterar o enorme impacto positivo da abordagem precoce para um bom desfecho.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transporte Terrestre

Transporte Terrestre

Agência de Viagens

Agência de Viagens

Mídia de Apoio

Agência de Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Diamante

Genom

Patrocinador Prata

Alcon
Essilor
Johnson & Johnson
Latinofarma

Patrocinador Bronze

Adapt
Apramed
Bausch+Lomb
BVI Brasil
Zeiss

Apoio

Unimed Natal

65º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

21 a 23 de outubro de 2021 | Natal/RN